O que seria de um cavaleiro sem seu Escudeiro…
Escudeiro
O escudeiro é um tipo de “ajudante de herói”. Aquele que acompanha um aventureiro – ou grupos deles – para carregar seus pertences, montar acampamentos, apanhar lenha, preparar refeições e cuidar de outros aspectos “mundanos” da vida.
Tudo isso pode parecer pouco brilhante ou digno, mas em uma sociedade repleta de heróis o trabalho do escudeiro é muito importante. Aventureiros em geral estão ocupados com seus treinos de combate, estudo de magia ou preces a seus deuses. Um guerreiro que precisa caçar, matar e preparar sua própria comida pode estar desperdiçando o tempo precioso de que precisa para treinar, afiar suas armas, recuperar-se de ferimentos e tudo mais. É verdade que muitos aventureiros, como rangers e druidas, sabem cuidar de si mesmos em longas viagens, mas um cavaleiro ou samurai raramente dispensa os serviços de um escudeiro.
O escudeiro vive para atender as expectativas de seus patronos, sendo capaz de realizar as mais diversas tarefas com grande eficiência. Mas além de um importante ajudante para aventureiros, o escudeiro é também um aprendiz – e aprender rápido pode ser a diferença entre a vida e a morte para ele. Suas capacidades de combate são reduzidas, mas ele é competente o suficiente em se defender para garantir a própria sobrevivência.
Esta profissão é abraçada por um grande número de goblins, atraídos pelo ouro dos aventureiros. Quase todos os outros são jovens ambiciosos, que desejam acompanhar seus heróis para aprender com eles e – talvez um dia – ser como eles. E os demais o fazem por amizade, gratidão, fé ou apenas humildade: nem todos podem ser heróis, mas qualquer um pode ajudar a fazer o que é certo.
Pré-Requisitos
Para se tornar um escudeiro, o personagem deve preencher todos os seguintes critérios.
•Perícias: treinado em Ofício (escudeiro), treinado em Sobrevivência
•Talentos: Especialização em Combate
•Especial: deve adotar um outro aventureiro de pelo menos 2 níveis superior ao seu como patrono
Características de classe
Pontos de vida: o escudeiro recebe 3 (+ mod. Con) PV por nível.
Habilidades de Classe
Aprendizado Rápido: no 1º, 3º e 5º níveis, você recebe uma perícia treinada a sua escolha, a qual não precisa pertencer a sua lista de perícia de classe.
Nota: caso a regra opcional de pontos de perícia esteja em vigor, a descrição desta habilidade muda para a seguinte: você recebe dois pontos de perícia adicionais por nível.
Dever de Escudeiro: você pode substituir um teste de perícia qualquer por um teste de Ofícios (escudeiro). Esta habilidade pode ser usada um número de vezes por dia igual a 1 + seu modificador de Inteligência.
Viver ao Relento: você soma seu nível nesta classe de prestígio como um bônus em seus testes de Sobrevivência.
Evasão: a partir do 2º nível, quando sofre um ataque que permite um teste de Reflexos para reduzir o dano a metade, você não sofre nenhum dano se for bem-sucedido. Você ainda sofre dano normal se falhar no teste de Reflexos. Esta habilidade exige liberdade de movimentos; você não pode usá-la se estiver imobilizado ou estiver usando armaduras médias ou pesadas. Caso já possua esta habilidade, você recebe Evasão Aprimorada ao invés disso.
Ajudante Competente: ao prestar ajuda a outro personagem em um teste de perícia, você adiciona seu nível nesta classe de prestígio como um bônus em seu próprio teste.
Obediência Eficaz: quando um aliado impõe os efeitos do talento Comandar sobre o seu personagem, você recebe um bônus de +2 adicional em suas jogadas e testes.
Defesa Total: você pode usar uma ação completa para apenas se defender. Se o fizer, você recebe um bônus de +8 em sua CA e testes de resistência pelo resto da rodada.
Treinamento Completo: após atingir o 5º nível, a qualquer momento, você pode escolher trocar TODOS os seus níveis de escudeiro por um número de níveis equivalentes em outras classes. É possível adquirir níveis de outra classe de prestígio, contanto que você cumpra todos os seus pré-requisitos mesmo desconsiderando a perda dos níveis nesta classe de prestígio. Mesmo depois da troca de níveis, você mantem as perícias que ganhou através da habilidade Aprendizado Rápido.
Nota: o Mestre pode exigir que o personagem realize algum feito, passe por algum tipo de experiência dentro da história do jogo antes de permitir que você faça esta mudança.
A ideia da classe ficou muito boa, principalmente com a habilidade Treinamento Completo.
Só nao faz sentido ser uma classe de prestigio! D: Muitos pré-requisitos pra ser um nada, quando ja poderia está subindo niveis em algo q você queira. :S
Acho q funcionaria melhor como uma “classe basica” de 5 niveis, o cara que não sabe o q vai ser e escolhe essa classe “camaleão”. Tenta trabalhar em cima desse conceito 🙂