Por mais polêmico que isso possa vir a ser, hoje apresento vocês ao Escravo.
Escravo
Escravos nem sempre são prisioneiros. Às vezes eles são servos valorosos, tratados com respeito e dignidade. Maus tratos a escravos não são bem vistos pela sociedade artoniana, e matar um escravo sem motivo é crime. A própria palavra “escravo” não tem, em Arton, o mesmo sentido pejorativo visto em outras culturas.
A maioria dos escravos realiza trabalho braçal na agricultura, pecuária, mineração, construção e limpeza. Aqueles com algum talento especial podem atuar como artistas, artesãos, escribas ou até gladiadores. É possível para um escravo eficiente e fiel conquistar a confiança e apreço por parte de seu mestre, tornando-se capatazes, mordomos e até conselheiros.
Uma pessoa pode se tornar escrava por dívida ou como punição por crimes, sendo este o tipo mais comum. Povos em guerra transformam seus inimigos vencidos em escravos. Na sociedade tamuriana, quando alguém salva sua vida em certas condições, a etiqueta prega que você se ofereça para servir como um escravo de seu benfeitor até que o débito seja pago. E os minotauros, cuja espécie não tem fêmeas, formam haréns de escravas de outras raças para fins de procriação – uma prática que colocou Tapista em conflito com outros reinos, e foi o estopim das Guerras Táuricas.
Pré-Requisitos
Para se tornar um escravo, o personagem deve preencher todos os seguintes critérios.
•Perícias: treinado em Ofício (escravo)
•Talento: Vontade de Ferro
•Especial: deve adotar um outro personagem (PdM ou não) como seu mestre e serví-lo
Características de classe
Pontos de vida: o escravo recebe 4 (+ mod. Con) PV por nível.
Habilidades de Classe
Trabalho Escravo: você pode substituir um teste de perícia qualquer por um teste de Ofícios (escravo). Esta habilidade pode ser usada um número de vezes por dia igual a 1 + seu modificador de Inteligência.
Devoção: enquanto tiver um mestre válido, você é considerado como se estivesse constantemente sob o efeito da magia missão menor, sendo que a tarefa a ser cumprida é “servir ao seu mestre”. Você não sofre este efeito caso não tenha um mestre, mas também não poderá usar as habilidades desta classe de prestígio. Caso perca seu mestre, você receberá dois níveis negativos por 1d6+1 dias. Ao final deste período, poderá se recuperar desses níveis negativos caso seja capaz de encontrar um novo mestre.
Obediência Eficaz: quando um aliado impõe os efeitos do talento Comandar sobre o seu personagem, você recebe um bônus de +2 adicional em suas jogadas e testes.
Ajudante Competente: ao prestar ajuda a outro personagem em um teste de perícia, você adiciona seu nível nesta classe de prestígio como um bônus em seu próprio teste.
Mente Leal: partir do 4° nível, você adiciona seu nível nesta classe de prestígio como um bônus em testes de Vontade contra encantamentos que o façam prejudicar seu mestre de qualquer forma (atacando-o, fugindo, revelando seus segredos…).
Dívida Cumprida: após atingir o 5º nível, você pode a qualquer momento escolher trocar TODOS os seus níveis de escravo por um número de níveis equivalentes em outras classes. É possível adquirir níveis de outra classe de prestígio, contanto que você cumpra todos os seus pré-requisitos mesmo desconsiderando a perda dos níveis nesta classe de prestígio.
Nota: o Mestre pode exigir que o personagem realize algum feito, passe por algum tipo de experiência dentro da história do jogo antes de permitir que você faça esta mudança.
Serio, é melhor ser um escravo q um escudeiro! >_<