As vezes o dia é da caça… mas hoje ele pertence ao Caçador!
Caçador
Mesmo após o desenvolvimento da agricultura, a caça ainda é uma importante atividade econômica em Arton. Isso é especialmente verdade em comunidades isoladas, que não podem desfrutar das vantagens trazidas pelo comércio com outros povos. Assim, este é um aventureiro muito comum.
Entre sociedades primitivas, a maioria dos guerreiros serão caçadores. Estes tem sérios deveres para com seu povo – além de trazer comida, é esperado que cumpram diversas outras tarefas perigosas, como matar monstros que estejam ameaçando a comunidade. Dependendo da raça, eles também podem ter missões bem específicas – como as dragoas-caçadoras de Galrasia, que capturam novas escravas para suas oferendas.
O caçador também pode ser encontrado em grandes cidades. Neste caso ele será um profissional sofisticado, contratado para capturar animais raros – seja para decorar palácios com suas peles, seja para abastecer magos com ingredientes para seus rituais. Esta é a grande diferença entre um caçador e um ranger, que normalmente não aceitaria tal tarefa: embora conheça bem os hábitos dos animais, o caçador não é “amigo” deles. De fato, muitos caçadores são inimigos de rangers e druidas.
Ainda existe o caçador que não é movido pela necessidade de sustento, nem pela ganância – mas pela glória. Ele quer provar seu valor vencendo animais e monstros cada vez mais perigosos. Alguns exibem cabeças em suas paredes, enquanto outros ficam satisfeitos em subjugar o animal para depois soltá-lo sem maiores ferimentos.
Pré-Requisitos
Para se tornar um caçador, o personagem deve preencher todos os seguintes critérios.
•Bônus base de ataque: +5
•Perícias: treinado em Furtividade, treinado em Sobrevivência
•Talentos: Rastrear, Sorrateiro
Características de classe
Pontos de vida: o caçador recebe 4 (+ mod. Con) PV por nível.
Habilidades de Classe
Inimigo Predileto: escolha um tipo de criatura entre as seguintes: Animal, Constructo, Espírito, Humanoide, Monstro ou Morto-Vivo. Você recebe +2 nas jogadas de dano e testes de Intuição, Percepção e Sobrevivência contra criaturas do tipo escolhido. No 4º nível e a cada 3 níveis subsequentes, você pode escolher um outro tipo de criatura, e seus bônus contra um tipo já escolhido (podendo ser este que acabou de escolher) aumenta em +2. Caso já tenha recebido esta habilidade através de outra classe, seus efeitos se acumulam.
Olho do Caçador: você pode gastar uma ação de movimento para analisar uma criatura a até 9m que consiga ver. Contra essa criatura apenas, você recebe +4 nas jogadas de ataque e sua margem de ameaça é dobrada durante um dia.
Armadilhas: você aprende a preparar armadilhas usando materiais naturais, como galhos, cipós e espinhos. Construir uma armadilha leva dez minutos, e você pode preparar um número máximo de armadilhas por dia igual a 1 + seu modificador de Sabedoria.
A armadilha afeta uma área de 3m de lado e a dificuldade para encontrá-la é CD 20 + seu modificador de Sabedoria. A primeira criatura que entrar na área de efeito deve fazer um teste de Reflexos (CD 20 + seu modificador de Sabedoria). Se falhar, sofre 6d6 pontos de dano ou fica imobilizada, a sua escolha. Uma criatura imobilizada pode escapar com um teste de Força ou Acrobacia (CD 30).
Busca e Apreensão: quando for bem-sucedido em um acerto crítico, você tem a opção de anular o dano. Em troca, o oponente deve ser bem-sucedido em um teste de Fortitude (CD igual ao dano que ele teria recebido) ou cairá inconsciente. Criaturas imunes a acertos críticos também são imunes a esta habilidade.
Rastreador Eficaz: você consegue se mover com seu deslocamento normal enquanto rastreia, sem sofrer penalidades no teste de Sobrevivência.
Camuflagem: a partir do 8º nível, você pode se esconder mesmo sem cobertura disponível.
Olho de Lince: você ganha Visão na Penumbra, passando a ignorar camuflagem (mas não camuflagem total) por escuridão. Além disso, pode ver duas vezes mais longe que humanos normais em condições de pouca iluminação, como luz das estrelas e tochas. Caso já tenha esta habilidade, então o alcance de sua visão em condições de pouca iluminação dobra.