Em Arton, até mesmo um Bufão tem chances de virar herói.
Bufão
O bufão é o palhaço medieval, o humorista de Arton. Enquanto o bardo emociona a audiência com histórias de ação, romance ou horror, o bufão tem como objetivo arrancar gargalhadas de seu público.
O bufão veste cores vivas, sapatos imensos, perucas estranhas, narizes postiços e maquiagem colorida, entre outros adereços. É comum que finja ser a caricatura de aventureiro de verdade (digamos, com um roupão cheio de estrelas e um chapéu pontudo para se passar como um “grande mago”), ou até um famoso herói ou vilão (vários bufões já foram vistos usando bigodes falsos do Rei Thormy, panelas-capacete do Mestre Arsenal e outros “uniformes” assim).
Quando a questão é fazer rir, o bufão deixa de lado qualquer respeito, dignidade e amor próprio – uma razão pela qual os goblins são atraídos por esta profissão. Por motivos semelhantes, todos os bufões tem um lugar especial no coração de Hyninn, Deus da Trapaça – contando com sua proteção divina. Eles costumam ser contratados para afastar o tédio das cortes nobres, ou de festas populares. É raro que participem de aventuras, mas as vezes pode acontecer.
Pré-Requisitos
Para se tornar um bufão, o personagem deve preencher todos os seguintes critérios.
•Perícias: Atuação (dramaturgia) 8 graduações, Enganação 8 graduações
•Talentos: Artista, Panache
•Tendência: qualquer não-Leal
Características de classe
Pontos de vida: o bufão recebe 3 (+ mod. Con) PV por nível.
Habilidades de Classe
Favor de Hyninn: a partir do 1º nível, você é considerado como uma devoto de Hyninn para propósitos de pré-requisitos de poderes concedidos. No entanto, caso possua níveis como clérigo de Hyninn, você ao invés disso passa a ser capaz de lançar todas as suas magias divinas com custo reduzido em 1 PM (o custo final deve ser no mínimo 1 PM).
Dogma de Hyninn: no 2º e 4º níveis, você recebe um talento de perícia ou poder concedido a sua escolha. Você ainda deve cumprir quaisquer pré-requisitos do talento em si.
Provocação: como uma ação completa, você pode fazer um teste de Atuação (dramaturgia) oposto pelo teste de Vontade de todas as criaturas inteligentes (Int 3 ou mais) a até 9m. Os alvos que falharem em seus testes de resistencia receberão uma penalidade de -2 em jogadas e testes até o final do combate (ou durante um minuto fora de combate). Aqueles bem-sucedidos ficam imunes a este efeito por um dia. Esta habilidade não pode ser usada contra oponentes que não possam vê-lo ou ouvi-lo.
Chamar a Atenção: como uma ação padrão, você pode realizar um teste de Atuação (dramaturgia) oposto pelo teste de Vontade de uma criatura inteligente (Int 3 ou mais) a até 9m. Se bem sucedido, o alvo escolhido ficará pasmo até a próxima rodada. Aqueles bem-sucedidos ficam imunes a este efeito por um dia. Esta habilidade não pode ser usada contra oponentes que não possam vê-lo ou ouvi-lo.