Hoje temos a classe de prestígio que representa 12 em cada 10 habitantes de Smokestone… o Pistoleiro!
Pistoleiro
Existem armas de fogo pessoais em Arton, mas são uma verdadeira raridade: pouquíssimas pessoas tem o conhecimento técnico para fabricar e cuidar de uma delas – e menos ainda são loucos o bastante para usa-las, desafiando a lei e o bom senso! O pistoleiro, entretanto, é um guerreiro que possui ambas as qualidades (ou defeitos!).
O pistoleiro carrega consigo um grande número de pistolas, presas a várias partes do corpo, e às vezes um mosquete. Cada arma dispara apenas um tiro, e requer bastante trabalho para recarregar. Infelizmente, uma vez que sempre carrega consigo grande quantidade de pólvora para a recarga, o pistoleiro corre grande risco quando atacado com fogo ou eletricidade.
Sendo itens muito raros, as armas e munição de um pistoleiro quase nunca podem ser encontradas à venda. Por isso ele mesmo deve fabrica-las, exigindo grande talento em alquimia, engenharia e forjar metais. Em geral, qualquer pessoa inteligente o bastante para isso acaba se tornando um alquimista, artífice ou outro tipo de especialista – outra razão pela qual existem muito poucos pistoleiros.
Pré-Requisitos
Para se tornar um pistoleiro, o personagem deve preencher todos os seguintes critérios.
•Bônus base de ataque: +5
•Perícias: treinado em Ofício (alquimia), treinado em Ofício (armas de fogo), treinado em Iniciativa
•Talentos: Foco em Arma (uma arma de fogo a sua escolha)
Características de classe
Pontos de vida: o pistoleiro recebe 5 (+ mod. Con) PV por nível.
Habilidades de Classe
Ossos do Ofício: você soma seu nível nesta classe de prestígio como um bônus em seus testes de Ofício (armas de fogo) e de Ofícios (alquimia) referente a produção de pólvora.
Atirador: como um talento adicional, você recebe Especialização em Arma referente a uma arma de fogo para o qual tem Foco em Arma, recebendo seus benefícios mesmo sem cumprir todos os pré-requisitos do talento.
Técnica de Tiro: no 2º nível e a cada 2 níveis subsequentes, você recebe um talento adicional que deve ser escolhido da seguinte lista: Acerto Crítico Aprimorado, Coronhada, Olhos nas Costas, Mira Apurada, Mira Mortal, Na Mosca, Rapidez de Recarga, Ricochetear, Saque Rápido, Tiro Certeiro, Tiro Especial, Tiro em Movimento, Tiro Longo, Tiro Montado, Tiro Múltiplo, Tiro Preciso, Tiro Preciso Aprimorado, Tiro Rápido. Você ainda deve cumprir quaisquer pré-requisitos do talento em si.
Atirador Aprimorado: como um talento adicional, você recebe Foco em Arma Aprimorado referente a uma arma de fogo para o qual tem Especialização em Arma, recebendo seus benefícios mesmo sem cumprir todos os pré-requisitos do talento.
Rápido ou Morto: a partir do 5º nível, você adiciona metade de seu nível nesta classe de prestígio (arredondado para baixo) como um bônus em seu testes de Iniciativa.
Atirador Maior: como um talento adicional, você recebe Especialização em Arma Aprimorada referente a uma arma de fogo para o qual tem Foco em Arma Aprimorado, recebendo seus benefícios mesmo sem cumprir todos os pré-requisitos do talento.
Atirador de Elite: como um talento adicional, você recebe Mestre em Arma referente a uma arma de fogo para o qual tem Especialização em Arma Aprimorada, recebendo seus benefícios mesmo sem cumprir todos os pré-requisitos do talento.
Bala Dum-Dum: seu multiplicador de acerto crítico com armas de ataque à distância aumentam em um (por exemplo, um multiplicador x3 torna-se x4).
Material Complementar
Novos Talentos
Coronhada (Combate)
O adversário alcançou você, e tudo que você tem é um mosquete descarregado? Sem problemas!
Pré-requisito: Usar Armas Marciais, bônus base de ataque +1
Benefícios: você pode usar pistolas (dano 1d4) e mosquetes (1d6) como armas de combate corpo-a-corpo improvisadas (-4 nas jogadas de ataque, crítico: x2, tipo: esmagamento).
Ricochetear (Combate)
Você é capaz de fazer com que uma bala ricocheteie para acertar alguém que esteja sob cobertura.
Pré-requisitos: Tiro Certeiro, Tiro Preciso, Usar Arma Exótica (uma arma de fogo a sua escolha)
Benefício: você pode usar uma superfície sólida e relativamente lisa (como uma porta, parede, ou piso de pedra ou metal) para ricochetear uma bala e acertar um alvo a até 3m dessa superfície. Desta forma, você ignora os efeitos de cobertura, mas recebe -2 de penalidade em sua jogada de ataque.